domingo, 9 de dezembro de 2012

Água do mar subiu sete centímetros nos últimos 20 anos


Nos últimos anos, a comunidade científica publicou pelo menos 29 estimativas diferentes sobre a quantidade de camadas de gelo que tem contribuído para a subida do nível do mar. Os resultados oscilavam entre 1,9 e os 0,2 milímetros anuais.
A nova estimativa, realizada por alguns dos mais prestigiados cientistas do clima e recentemente publicada na«Science», situa a contribuição da fusão do gelo da Gronelândia e Antárctida em 0,59 milímetros por ano, em média, desde 1992.
O estudo refere que os níveis globais do mar subiram 3,3 milímetros por ano durante esse período de tempo, o que faz com que o aumento seja de aproximadamente sete centímetros nas duas últimas décadas.
Andrew Shepherd, investigador da Universidade de Leeds (Reino Unido) e autor principal do estudo, referiu em videoconferência com jornalistas que estas estimativas de perda de gelo nas camadas continentais“são as mais fiáveis realizadas até agora”.
O investigador acrescenta que o estudo “acaba com 20 anos de incertezas acerca das alterações nas massas de gelo da Gronelândia e Antárctida”. Este registo pretende, também, servir de base de referência para estudos futuros.
Fonte:http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56365&op=all
Reflexão:
Este estudo revela cada vez mais as consequências do aquecimento global, neste caso, o aumento do nível da água oceanos/mares como consequência do degelo dos glaciares. O aquecimento global ou Efeito de Estufa, cada vez mais se revela , sendo as suas consequências danosas para o equilibrio do ecossistema terrestre. Mais uma vez , penso que a população deveria ter mais em conta estes acontecimentos , e tentar de uma forma muito simples e básica não contribuir para o aquecimento global, com várias medidas no nosso dia-a-dia, nomeadamente:
O uso de recursos renováveis, como por exemplo, a utilização da energia solar na construção de painéis solares e assim não recorrer a ar condicionados que libertam CFC's para a atmosfera causando o Efeito de Estufa;
Diminuir o consumo de combustíveis fósseis;
Usar ao máximo a iluminação natural ;
Entre outros.

domingo, 4 de novembro de 2012

União Europeia reduziu emissões de gases com efeito de estufa em 2011


União Europeia reduziu emissões
de gases com efeito de estufa em 2011

Portugal manteve os mesmos níveis do ano anterior

2012-10-25
A maior parte dos países da UE estão em vias de cumprir os compromissos do Protocolo de Quioto
A maior parte dos países da UE estão em vias de cumprir os compromissos do Protocolo de Quioto

















As emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia (UE) tiveram uma redução de 2,5 por cento em 2011, em comparação com a ano anterior. A crise económica e um Inverno com temperaturas moderadas, serão os factores que terão contribuído para o decréscimo.
No entanto, a nível global, foi registado um acréscimo de 1,5 por cento. Estas informações foram ontem publicadas num relatório da Agência Europeia do Meio Ambiente (European Environment Agency - EEA). Em 2010, as emissões tinham aumentado 2,4 por cento.
 Reino Unido registou o maior corte em termos absolutos, com uma redução de 36 milhões de toneladas de CO2 (6 por cento), à frente da França (24 milhões – 5 por cento) e a Alemanha (17 milhões, 2 por cento). Nove países membros emitiram mais gases entre 2010 e 2011. Aqui a Bulgária lidera, com 11 por cento. Portugal manteve os mesmos níveis do ano anterior.
Reflexão : Penso que Portugal , deveria mostrar que temos que combater o Fenómeno Aquecimento Global , contudo os resultados não o mostram. Deveríamos refletir todos um pouco sobre este grande problema, porque acho que em parte ainda não entenderam a gravidade da situação. Apesar de não fazermos parte dos grandes países do mundo a emitir gases com efeito de Estufa , vamos tentar ainda reduzir o mais possível porque se todos contribuírmos , melhor será a vida no futuro e igualmente no presente.

Alteração na temperatura dos oceanos vai afectar populações de fitoplâncton


Artigo publicado na «Science» refere que haverá 

uma queda de 40 por cento destes organismos

2012-10-26
Haverá um declínio na diversidade de fitoplâncton nas águas tropicais, dizem os investigadores
Haverá um declínio na diversidade de fitoplâncton nas águas tropicais, dizem os investigadores
O aquecimento futuro dos oceanos pode levar a uma drástica alteração das populações de fitoplâncton, o que poderá ter um grande impacto nas alterações climáticas. Num artigo publicado no mais recente número da «Science», investigadores da Universidade Estatal do Michigan (EUA) mostram que no final do século XXI, o aquecimento dos oceanos fará com que populações destes microorganismos cresçam junto aos pólos e diminuam nas águas equatoriais.

Aquecimento global intensifica potência de furacões

Centro Nacional para a Investigação Atmosférica(NCAR), dos EUA, revelou que o aumento da temperatura do planeta contribui para que um furacão como o Sandy veja sua força crescer em até dez por cento – o suficiente para ampliar os estragos em 60 por cento.

Segundo o Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas (IPCC), existe uma relação provável entre as mudanças climáticas e os furacões. A organização prevê que estes fenómenos sejam cada vez mais intensos e comuns ao longo deste século XXI.



Reflexão: É um facto que o aquecimento global , tem vindo a ser consequência de várias catástrofes naturais. O fenómeno em questão é preocupante pois causa enormíssimas consequências, pondo em causa o equilíbrio dos ecossistemas. Consequências como : Subida do Nivel médio das Águas do Mar (Cheias/Inundações); Desflorestação; Extinção de espécies e muitas outras com um nível de gravidade bastante elevado . Penso que a população tem que agir , e fazer de alguma maneira com que o fenómeno reduza, há uma variedade de atitudes simples que podemos ter no nosso dia-a-dia que pode mudar um pouco. Neste caso o Aquecimento Global causou uma cheia/inundação visto que estas alterações climáticas relacionam-se com os furacões, e prevêm que estes fenómenos continuem e intenfiquem-se, o que é um problema que afeta a vida humana. 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dinossauro herbívoro com dentes de vampiro!



Tinha bico de papagaio e presas de vampiro. Pesava menos do que um gato doméstico e estava coberto de pelos parecidos com os do porco-espinho. O 'Pegomastax africanus' foi um dinossauro herbívoro que habitou o planeta há 200 milhões de anos, quando a Pangeia estava já a dividir-se. 
Os vestígios deste animal apareceram originalmente nos anos 60 na África do Sul, mas só agora foram identificados, pelo paleontólogo Paul Sereno, como pertencendo a uma espécie ainda desconhecida.
O que realmente se destaca neste dinossauro é o seu crânio de sete centímetros de comprimento, onde sobressai uma espécie de 'bico de papagaio', um par de presas afiadas e dentes escondidos atrás para cortas as plantas, que funcionavam como lâminas que deslizavam uma sobre a outra quando as mandíbulas estavam fechadas.
É muito raro que um herbívoro como este tenha caninos tão compridos. Alguns cientistas acreditam que o Pegomastax comia carne, mas o paleontólogo sugere que na realidade, os dentes serviam como defesa e para competir com outros exemplares na época do acasalamento.
Fonte: http://www.cienciahoje.pt/

domingo, 30 de setembro de 2012

Curiosity encontra pedras moldadas por correntes de água


Investigadores estudaram as imagens do interior da cratera Gale

Rochas moldadas por correntes de água que existiram à superfície de Marte foram encontradas, pela primeira vez, pelo rover Curiosity, da NASA. Missões anteriores ao 'Planeta Vermelho' tinham já detectado fortes indícios da presença de água, mas só agora se encontraram este tipo de evidências.
Os tamanhos e formas das pedras dão pistas sobre a velocidade a que a água fluía à superfície e também sobre a sua profundidade.



                                                                                    Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55692&op=all

Apresentação Pessoal

Olá , eu sou a Luísa e frequento a Escola Secundária de Fafe. O meu ano de escolaridade é o Décimo ano, e resolvi criar este blog a fim de apresentar um pouco dos assuntos de Biologia e Geologia a abordar ao longo do ano letivo 2012/2013. Este blog tem como objetivo, apresentar um conjunto de dados que mostre a minha aprendizagem em relação a Biologia e Geologia ao longo deste ano, sempre acompanhados da minha reflexão pessoal e auto-avaliação sobre o trabalho que se vai desenvolvendo.
Relativamente aos posts que vou fazer, serão sempre relacionado com temas de Biologia e Geologia 10º ano, notícias que se enquadrem com a matéria, resumos de matéria ...
Espero que gostem do meu blog :)