domingo, 9 de dezembro de 2012

Água do mar subiu sete centímetros nos últimos 20 anos


Nos últimos anos, a comunidade científica publicou pelo menos 29 estimativas diferentes sobre a quantidade de camadas de gelo que tem contribuído para a subida do nível do mar. Os resultados oscilavam entre 1,9 e os 0,2 milímetros anuais.
A nova estimativa, realizada por alguns dos mais prestigiados cientistas do clima e recentemente publicada na«Science», situa a contribuição da fusão do gelo da Gronelândia e Antárctida em 0,59 milímetros por ano, em média, desde 1992.
O estudo refere que os níveis globais do mar subiram 3,3 milímetros por ano durante esse período de tempo, o que faz com que o aumento seja de aproximadamente sete centímetros nas duas últimas décadas.
Andrew Shepherd, investigador da Universidade de Leeds (Reino Unido) e autor principal do estudo, referiu em videoconferência com jornalistas que estas estimativas de perda de gelo nas camadas continentais“são as mais fiáveis realizadas até agora”.
O investigador acrescenta que o estudo “acaba com 20 anos de incertezas acerca das alterações nas massas de gelo da Gronelândia e Antárctida”. Este registo pretende, também, servir de base de referência para estudos futuros.
Fonte:http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56365&op=all
Reflexão:
Este estudo revela cada vez mais as consequências do aquecimento global, neste caso, o aumento do nível da água oceanos/mares como consequência do degelo dos glaciares. O aquecimento global ou Efeito de Estufa, cada vez mais se revela , sendo as suas consequências danosas para o equilibrio do ecossistema terrestre. Mais uma vez , penso que a população deveria ter mais em conta estes acontecimentos , e tentar de uma forma muito simples e básica não contribuir para o aquecimento global, com várias medidas no nosso dia-a-dia, nomeadamente:
O uso de recursos renováveis, como por exemplo, a utilização da energia solar na construção de painéis solares e assim não recorrer a ar condicionados que libertam CFC's para a atmosfera causando o Efeito de Estufa;
Diminuir o consumo de combustíveis fósseis;
Usar ao máximo a iluminação natural ;
Entre outros.